Sabe aquele primeiro leite que os seios produzem após o nascimento do seu bebé??
Chamado de colostro, este leite é muito importante para a alimentação e proteção do recém-nascido.
No início vai produzir quantidades muito pequenas - só 40 a 50 ml em 24 horas, porém será o suficiente visto que o estômago do bebé é bem pequeno ainda. Embora não seja produzido em muita quantidade, a qualidade dele supera.
Os médicos associam o colostro como sendo uma vacina natural por os seus níveis de anticorpos e de glóbulos brancos serem tão elevados.
Por volta de dois ou quatro dias após o parto, o seu leite materno muda em quantidade.
O leite começa a "descer" , deixando os seios mais firmes e cheios facilmente percebíveis .
Por volta do quinto ao décimo dia o leite se torna o conhecido leite de transiççao, tornando-se um leite mais maduro, com alto teor de gordura e calorias...tudo aquilo que teu bebé precisará para se desenvolver com saúde.
O mais interessante que acontece na amamentação é a alteração do leite se o bebé ou a mãe ficar doente, o corpo da mãe cria os anticorpos necessários para combater a doença e estes farão parte do leite automaticamente . O leite também sofre alteração quando mais tarde o bebé começa a colocar a mão ou objetos na boca, o nível de enzimas protetoras aumenta no leite para combater as bactérias.
Aos seis meses os pediatras indicam que comecemos a introduzir alimentos para o bebé mantendo o leite como grande parte desta dieta alimentar.
Agora você pode estar se perguntando: mas posso amamentar até que idade do bebé?
Ai está um decisão muito pessoal e você pode levar em conta que enquanto amamentar, teu corpo produzirá um excelente leite...
Desfrute deste momento único, o toque, o olhar e o carinho da amamentação faz deste momento um momento mágico!
AMAmentaR não é a toa que rima com AMAR❤️